Fronteira Noroeste

Encontro da Agrobiodiversidade Missioneira de São Luiz Gonzaga acontece em nova data

Em virtude das condições climáticas, o Encontro da Agrobiodiversidade Missioneira previsto para este dia 12/04, em São Luiz Gonzaga, será realizado em nova data: 19 de abril. A transferência em uma semana possibilita que o público possa acompanhar a todas as atrações do evento, que deve receber comitivas de 20 municípios das Missões. Oficinas e palestras que contemplam potencialidades e a diversidade da agricultura e da biodiversidade regional estão na programação a ser realizada junto à Escola Técnica Estadual Cruzeiro do Sul.

A mística de acolhida dos participantes ocorre às 9h, seguida da abertura oficial. A partir das 10h, a professora doutora do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Ângelo, Elaine Luiza Biacchi Vione, conduz a palestra “A importância da Cultura da Mandioca na agricultura familiar”. “O campo nativo como estratégia produtiva e de manutenção da biodiversidade” é o tema da palestra que ocorre na sequência, conduzida pelo extensionista da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, Ricardo Lopes Machado.

As palestras da manhã também podem ser acompanhadas ao vivo no canal da Emater/RS-Ascar no Youtube: www.youtube.com/EmaterRS. Ao meio-dia haverá almoço, e os cartões podem ser adquiridos ao valor de R$ 10. É necessário levar pratos, talheres e copos.

O ato oficial de plantio do Butiazeiro (butia yatay) pelas entidades promotoras do evento, no início da tarde, simboliza a união de esforços daqueles que organizam o evento com o intuito de promover a preservação da agrobiodiversidade missioneira.

Será promovida troca de sementes e mudas entre os participantes, às 14h. A ação contribui com a segurança e soberania alimentar de milhares de famílias da região, além de favorecer a agrobiodiversidade.

Logo após, às 14h30, os participantes podem optar por uma das oficinas que ocorrem simultaneamente: campo nativo, proteção de nascentes, relógio do corpo humano, variedades e manejo da mandioca, vermicompostagem, nutrição e promoção da saúde, meliponíneos (abelhas sem ferrão), hidromel e agroindústria.

O encerramento está previsto para as 15h30.

A edição deste ano é resultado do esforço conjunto da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Prefeitura de São Luiz Gonzaga, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Escola Técnica Estadual Cruzeiro do Sul, Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (Uergs) – Campus São Luiz Gonzaga, Cáritas, Movimento das Mulheres Camponesas, Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo, Embrapa Clima Temperado, Banrisul, Sicredi, Rede Ecovida, Iffar Campus Santo Ângelo, Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (AGPTEA), Cooparte e Pastoral da Saúde. Informações complementares podem ser obtidas junto às entidades promotoras.