A organização social e comunitária de mulheres em Horizontina mais uma vez oportunizou um momento de troca de experiências e de construção de conhecimento. Em torno de 30 mulheres, que participam do grupo da Cohab, atenderam ao chamado da agente de Saúde Fabiana Lazzuta para a atividade sobre promoção da saúde através do uso de temperos, realizada nesta quarta-feira (12/06), pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). Periodicamente são realizados encontros que buscam contribuir com a saúde pública, numa iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Horizontina.
A extensionista da Emater/RS-Ascar Ivete Grasiela Rossi Hupfer e a assistente técnica regional Vanessa Mastrazeck Gnoatto conduziram a oficina, reiterando a importância da inclusão das mulheres em atividades comunitárias e também do trabalho desenvolvido pelas agentes de saúde, que criam vínculos de confiança com as famílias assistidas.
Em suas falas foram destacados os benefícios e propriedades terapêuticas e nutricionais de diferentes tipos de temperos, facilmente encontrados nas propriedades rurais e em hortas urbanas. Para facilitar a adoção no cotidiano, foi apresentado o passo a passo da elaboração de dois tipos de sal temperado, um deles com ervas aromáticas frescas e outro com ervas aromáticas secas.
Através do encontro, a expectativa é que um número ainda maior de famílias seja beneficiado através da multiplicação do conhecimento pelas agentes de saúde e pelas mulheres que estiveram presentes.