A Unidade de Classificação e Certificação da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa realizou mais uma entrega de doações, nesta terça-feira (16/07), à Associação Vida Plena Amor Exigente (Avipae), somando neste ano mais de uma tonelada em donativos. A iniciativa faz parte de uma ação tradicional da Gerência de Classificação e Certificação (GCC), que beneficia entidades socioassistenciais em todo o Rio Grande do Sul, como modo de contribuir para sua manutenção e beneficiar públicos em vulnerabilidade. Em 2023, por exemplo, a Emater/RS-Ascar encaminhou a doação de aproximadamente 35 toneladas de alimentos para entidades como ONGs, hospitais e abrigos, além de outros produtos.
Entre as doações realizadas à Avipae estão feijão, arroz, amendoim, lentilha, milho, pipoca e óleo de cozinha. Os alimentos doados resultam do processo de classificação e certificado da Emater/RS-Ascar, que atende ao prazo legal para que amostras sejam doadas para a alimentação humana. Com isso, as doações que chegam consistem em alimentos seguros e com qualidade certificada.
A Avipae, uma das instituições beneficiadas, tem o objetivo de manter infraestruturas e programas de prevenção, recuperação, desintoxicação, conscientização e ressocialização de pessoas que enfrentam problemas com a dependência de drogas, álcool e outras substâncias psicoativas. Entre as estruturas mantidas pela associação sem fins lucrativos estão as comunidades terapêuticas, onde são realizadas atividades agrícolas. Diante disso, a Emater/RS-Ascar realizou também a doação grãos de soja, milho e trigo, resultantes do Programa de Análise da Qualidade de Grãos realizado em propriedades rurais da região de Santa Rosa, em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).
Foto: Cristiano Stiebe, Emater/RS-Ascar