O egresso do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria (PPGTH) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Bruno de Oliveira da Silva, recebeu menção honrosa na 19ª edição do prêmio Capes de Tese, concedido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
O resultado foi divulgado nesta segunda-feira, 16, e destaca as melhores teses de doutorado defendidas em 2023 nos programas de pós-graduação do país. Este ano, 1.632 pesquisas foram avaliadas.
A tese de Bruno, intitulada (Re)significações de Visualidades em Fotografia Artística: Um A/r/tógrafo Viajante nas Missões Jesuíticas Guaranis, foi orientada pelo professor Luciano Torres Tricárico e teve co-orientação da professora Yára Christina Cesário Pereira.
Prêmio Capes de Tese (3).
A pesquisa foi desenvolvida em 12 sítios históricos no território transfronteiriço do Brasil, Argentina e Paraguai, dos quais sete são Patrimônios Mundiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e cinco Patrimônios Nacionais. A pesquisa utilizou de forma inédita a metodologia da A/r/tografia em estudos turísticos, que representa um novo procedimento metodológico na apreensão do espaço, utilizando a fotografia artística como objeto epistêmico.
O trabalho gerou a criação de produtos e tecnologias sociais, incluindo um ensaio visual inédito sobre o conjunto dos remanescentes explorados, perfis de mídia social e um diário audiovisual de tese disponível no YouTube.
“Espero que este reconhecimento inspire outros pesquisadores a arriscar e a inovar, pois é por meio da vanguarda que as mudanças ocorrem, mesmo que nem sempre sejam imediatamente compreendidas. Esta premiação é a validação de anos de trabalho e, com certeza, é uma das experiências mais gratificantes em minha carreira profissional”, comemora Bruno.
A solenidade de entrega do Prêmio Capes de Tese será realizada em Brasília, no Distrito Federal, no mês de dezembro.
Fonte: Univale – Foto: Israel Liz