Durante Assembleia Geral Ordinária, realizada no último dia 25 em Cruz Alta, a Cooperativa Central Gaúcha (CCGL), anunciou o resultado da participação dos produtores de leite na industrialização de lácteos. A distribuição beneficiará com três centavos por litro entregue durante todo o ano de 2023. Para receber o valor, que será creditado no dia 10 de abril, o Cooperado Cotrirosa deve seguir os critérios de fidelidade da CCGL.
Com a distribuição dos resultados, a CCGL e a Cotrirosa, injetarão na economia regional R$ 858 mil reais. A iniciativa mostra um crescimento de quase 7% no volume de leite captado em 2023 pela Cotrirosa.
‘’O resultado mostra a força do nosso Cooperativismo, mesmo em um ano com dificuldades, uma boa gestão, alinhada ao trabalho focado da cooperativa e seus associados, reverte em sobras aos nossos produtores’’, destacou o Médico Veterinário e Gerente de Produção Animal da Cotrirosa, Maicon Weimer.
Já o presidente da Cotrirosa, Clenir Dalcin, ressalta ‘’Com o início da nossa gestão abordamos a produção de leite com mais ênfase, valorizando o nosso Cooperado, pois a atividade leiteira é uma importante fonte de renda para muitas famílias.’’
O futuro da Cadeia Leiteira
Durante a assembleia, a CCGL também apresentou novos mercados de atuação, anunciando as exportações para o México e Cuba, além de lançar um novo produto: O primeiro leite em pó rico em proteínas do Brasil.
Programa MAIS SÓLIDOS, MAIS VALOR
O Programa Mais Sólidos Mais Valor, implantado em 2022, passou a considerar não só o volume, mas também a gordura e a proteína em sua tabela de preços. Atualmente o pagamento está na escala 80/20% e já vem beneficiando vários produtores.
Além disso, a nutrição dos animais, aliado à genética, tem um papel fundamental no rendimento de gordura e proteína do leite, o que gera mais rentabilidade e renda aos produtores Cooperados. A Cotrirosa é destaque no que se refere a qualidade do leite entregue pelos produtores à CCGL, estando entre as três melhores.