Fronteira Noroeste

Dia de vivências no meio rural inclui pessoas com deficiência em Tucunduva

Ao abrir as portas de sua propriedade, localizada na comunidade de Esquina Batista, na segunda-feira (08/04), a família de Jorge e Lucide Martenexem abriu também oportunidades de inclusão social e novas vivências aos integrantes do Grupo de Convivência do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Tucunduva. Através do grupo, pessoas com deficiência (PCDs) recebem acompanhamento continuado e participam de atividades individuais e coletivas com vistas a promover sua sociabilidade, saúde e qualidade de vida.

Com o apoio da Emater/RS-Ascar, a visita à propriedade dos Martenexem também foi de aprendizado e troca de experiências. A extensionista Solange Chitolina demonstrou o preparo da água saborizada e falou sobre os benefícios de manter a hidratação adequada e de consumir frutas e plantas medicinais disponíveis nas propriedades locais.

Os participantes também participaram de um bate-papo com a família sobre seu cotidiano no meio rural e aproximou-se da natureza, em momentos de bem-estar e integração, realizando uma trilha na propriedade.