Fronteira Noroeste

Dia de Campo destaca novas variedades e manejo da mandioca em São Paulo das Missões

A Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), e o Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) — Campus Santo Ângelo, realizam na próxima quarta-feira (30/04), às 09h, o evento “Dia de campo: Cultura da Mandioca”. A atividade acontecerá na propriedade da família Justen, localizada na Linha Dona Helena Norte, em São Paulo das Missões.

De acordo com o extensionista da Emater/RS-Ascar, Canísio Berwaldt, o Dia de Campo tem como objetivo apresentar novas variedades de mandioca e validar o uso daquelas já cultivadas na região. A atividade também busca desmistificar a ideia de que a mandioca não necessita de correção do solo e adubação nitrogenada em cobertura. Berwaldt destaca ainda que a diversidade de pragas tem aumentado nos últimos anos, o que torna fundamental orientar os produtores quanto ao uso adequado de produtos para garantir a produtividade da cultura. Além disso, ressalta a importância da mandioca para a segurança e soberania alimentar, devido à sua versatilidade: utilizada tanto na alimentação humana quanto animal, a cultura pode ser armazenada no solo por mais de um ano, sem custos adicionais. O extensionista também aponta que a mandioca representa uma alternativa viável de renda por meio da agroindustrialização, destacando que o município vem se consolidando como um polo de produção.

O evento se dividirá em três estações, “Segurança e soberania alimentar e aspectos da propriedade – Emater/RS-Ascar e Família Justen”; “Sistemas de produção de mudas e formas de plantio” – professor Diego Golle, da Faculdade de Agronomia de Santo Ângelo/RS (Fasa); e “Cultivares, características e formas de condução” – professora Elaine Biacchi Vione, do Iffar, e engenheiro agrônomo Canísio Berwalt, extensionista da Emater/Rs-Ascar.

A programação inclui almoço, que será servido ao meio-dia, logo após serão entregues certificado às agroindústrias, espaço para apoiadores, seguido das palestras: “Cultura da mandioca com variedades bioforticadas desenvolvidas pela Embrapa” – Iffar; “Aspectos nutricionais da cultura” – Emater/RS-Ascar e “Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf)”. Além disso, será apresentado um case da Agroindustria Donel. E para finalizar a agenda do dia, variedades de mandioca serão expostas, com avaliação de tempo de encerramento e aspecto visual.

O “Dia de Campo: Cultura da Mandioca” conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo das Missões, Banrisul, Sicredi, Cresol, Banco do Brasil, Faculdade de Agronomia de Santo Ângelo (Fasa) e Comunidade Dona Helena Norte.