Fronteira Noroeste

Dia de Campo apresenta alternativas e orientações de manejo de forrageiras de inverno em Três de Maio

Oportunidade de construção de conhecimento, importante para a otimização de resultados e êxito nas atividades agropecuárias, o Dia de Campo de Pecuária, com ênfase em forrageiras de inverno, realizado na sexta-feira (16/08), em Três de Maio, reuniu agricultores, técnicos e estudantes de 40 municípios. Aproximadamente 200 participantes conferiram resultados obtidos junto à área experimental da Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem), que promoveu o evento em conjunto com a Emater/RS-Ascar, Sicredi, Sindicato Rural, Associação dos Engenheiros Agrônomos do Noroeste do Rio Grande do Sul (Aenorgs) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três de Maio e São José do Inhacorá, bem como com o apoio da Embrapa Trigo.

A sobressemeadura de azevém e aveia em grama tifton esteve em pauta na estação conduzida pela Emater/RS-Ascar, que realiza o trabalho de fomento e orientações técnicas relacionadas ao Programa Sementes Forrageiras, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), que visa fomentar e viabilizar a aquisição de sementes forrageiras a serem utilizadas na formação de pastagens através de fornecimento de linha de crédito, o que impacta diretamente na produtividade e na qualidade do leite produzido no RS.

O extensionista da Emater/RS-Ascar Leonardo Rustik apresentou os resultados obtidos com a sobressemeadura na grama tifton, utilizando sementes de aveia e azevém. Em relação à escolha do azevém, o extensionista lembrou das características do azevém tetraplóide, que possui maior resistência, adaptabilidade a diferentes tipos de solo, rapidez no desenvolvimento e alta densidade de perfilhos com folhas largas, importante para a disponibilidade de massa verde para o rebanho.

Oportunidades de rentabilizar a área com a produção de feno de tifton foram destacadas, além de ser lembrada a importância de avaliar a rentabilidade que pode ser obtida a partir do menor custo de produção dos sistemas à base de pasto. “O custo de produção e a rentabilidade são fatores determinantes para a manutenção ou saída do mercado do leite”, destacou Rustik.

O assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar Jorge João Lunardi acrescenta que o sistema de pastoreio rotativo é viável e altamente adaptável ao clima e solo da região, sendo o principal adotado nas propriedades da agricultura familiar. Além de sua contribuição para a dieta animal, o sistema à base de pasto contribui com a sanidade e bem-estar animal, assim como na redução de custos e de mão-de-obra.

No dia de campo, também foram apresentadas alternativas de trigo de duplo propósito. O pesquisador da Embrapa Trigo Osmar Conte apresentou resultados em variedades como o BRS Pastoreio e o BRS Tarumaxi, que se destacam pela persistência a campo.

O pesquisador salientou ainda a importância de se estar atento à longevidade de produção, produtividade e qualidade das variedades que são adotadas nas propriedades. “Ter conhecimento destes aspectos é importante para o planejamento forrageiro e profissionalização da atividade”, destacou Conte.

Alternativas de inverno para silagem foram abordadas pelo pesquisador da Embrapa Trigo Renato Fontanelli, com destaque para cereais de duplo proposito no sistema de integração lavoura-pecuária. Entre as alternativas apresentadas a campo estiveram o triticale BRS Saturno, indicada para a produção de pré-secado e silagem de planta inteira, e BRS Zênite, cultivar indicada para uso na ração, silagem ou produção de etanol.

Orientações sobre aveias e cevada forrageira foram apresentadas pelo engenheiro agrônomo Ricardo Matzembacher, melhorista da Agroalpha, que reiterou a importância da adoção de sementes de qualidade.