O Dia de Campo sobre Culturas de Inverno, com ênfase em cultivares de trigo, reuniu em Três de Maio técnicos e agricultores de diferentes pontos do Noroeste na semana passada (27/09), junto à Área Experimental da Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem). Abordar o tema se torna ainda mais relevante na região, que é uma das principais produtoras de cereais de inverno no Estado. Nos 45 municípios de abrangência da Emater/RS-Ascar na região administrativa de Santa Rosa foram cultivados na safra 2024 aproximadamente 290 mil hectares de trigo, 47.570 ha de aveia branca grão e 42.150 ha de aveia preta, por exemplo, além de alternativas como a canola, que tem avançado de forma significativa.
Quem participou do dia de campo teve a oportunidade de acompanhar estações sobre o manejo do trigo em conformidade com as previsões climáticas, conduzida pelo pesquisador da Embrapa Trigo, doutor João Leonardo Pires; características e aptidões de cultivares de trigo da Embrapa e da Bioatrigo, assim como de cultivares da OR Sementes e Fundação Pró-Sementes, apresentadas por profissionais das empresas obtentoras dos materiais genéticos; manejo de pulgões em trigo em estação conduzida pela professora de Agronomia e do Curso Técnico em Agropecuária da Setrem, doutora Cinei Teresinha Riffel; e manejo de doenças em trigo, com ênfase no monitoramento e controle de ferrugens, oídio, manchas foliares, giberela e brusone, orientados pelo extensionista da Emater/RS-Ascar, doutor Fábio Karlec.
O dia de campo resultou da parceria entre Setrem, Sicredi, Associação dos Engenheiros Agrônomos do Noroeste do Rio Grande do Sul (Aenorgs), Sindicato Rural de Três de Maio, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três de Maio e São José do Inhacorá, e Emater/RS-Ascar, que realiza o trabalho de defesa sanitária vegetal em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). O evento também contou com o apoio da Embrapa Trigo.