Fronteira Noroeste

Dia D de Vacinação contra a gripe vai acontecer neste sábado em Santa Rosa

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa informa que neste sábado (13), vai acontecer o dia D de vacinação contra o vírus Influenza (gripe). O mutirão vai ser realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 08h às 17h. No interior, o atendimento será das 08h às 14h, (Bela União, Guia Lopes e Sete de Setembro). A aplicação não precisa ser agendada previamente, o atendimento vai ocorrer por ordem de chegada. Podem se vacinar todas as pessoas elencadas como grupos prioritários pelo Ministério da Saúde.

Além do Dia D no sábado, a vacinação contra a gripe segue sendo realizada nas terças e quartas-feiras, em todas as UBSs, das 17h30min às 19h. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, destaca a importância da vacinação, “O objetivo da vacinação é reduzir a circulação do vírus da gripe e, consequentemente, o número de hospitalizações e agravos da doença”. As doses ofertadas são trivalentes, ou seja, protegem contra influenza A (H1N1 e H3N2) e o influenza B. É importante destacar que não há impedimento em receber, no mesmo dia, a vacina contra a gripe juntamente com outras vacinas.

Documentos Necessários:

Para ser vacinado contra a gripe, é necessário levar documento com foto e a caderneta de vacinação. Os trabalhadores da saúde e professores devem apresentar comprovante de vínculo ativo com a instituição em que atuam (crachá, holerite etc.). As gestantes devem apresentar carteira de pré-natal e as puérperas, comprovante de realização do parto até 45 dias antes. Confira a seguir, a lista com todos os grupos prioritários:

Pessoas acima de 60 anos

Crianças de 6 meses até menores de 6 anos

Gestantes

Puérperas (até 45 dias após o parto)

Profissionais de saúde

Professores

Pessoas com deficiência permanente

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais

Profissionais de transporte coletivo rodoviário

Caminhoneiros

Profissionais portuários

Profissionais das forças de segurança e salvamento

Profissionais das Forças Armadas

Pessoas em situação de rua

Indígenas | Quilombolas