O sábado (09) foi marcado por intensa movimentação nas Unidades Básicas de Saúde de Santa Rosa. A FUMSSAR promoveu o Dia D de Multivacinação. Mais de 2.200 doses foram aplicadas no município. O objetivo da ação, além de realizar vacinas em atraso, foi informar a população sobre as mudanças na imunização contra a poliomielite. O Ministério da Saúde substituiu as duas doses de reforço com a vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), conhecida como “gotinha”, por uma dose da vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável. Em Santa Rosa, 1.279 crianças foram imunizadas com a VIP, representando 42% do público-alvo estimado.
Além das doses aplicadas, as equipes das UBSs revisaram as cadernetas de vacinação e orientaram os pais sobre a importância de manter as vacinas em dia, conforme o calendário nacional de imunização. O presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, destacou a relevância da ação, “Essa mobilização é fundamental para que possamos proteger nossas crianças contra doenças que podem ser evitadas com vacinas. A adesão da população demonstra um importante compromisso com a saúde pública”.
O novo esquema de vacinação contra a poliomielite ficou organizado da seguinte forma: três doses da VIP aos 2, 4 e 6 meses e um reforço aos 15 meses de idade.