É realizado neste sábado, dia 14 de novembro de 2024, o Dia D De Mobilização Contra a Dengue em todo o Brasil. Um dia especial e representativo, destinado a eliminar focos de mosquito na casa de cada cidadão. No decorrer do dia, agentes de combate às endemias estarão fazendo uma visita ao grupo da Terceira Idade na linha Secção A para lembrar a todos sobre os cuidados de prevenção contra a dengue e promover este trabalho de controle. Essa ação do Governo Federal existe para unir os estados e municípios afim de mobilizar todo o poder público e a sociedade para prevenção de doenças e eliminação de focos.
A conscientização da sociedade sobre a importância de medidas simples para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti é o grande objetivo pretendido dessa ação, pois dedicando apenas alguns minutos por dia todos podem evitar a proliferação do mosquito e assim também salvar vidas.
Precisamos entender que cada um pode e é capaz de fazer a sua parte! A maioria dos focos estão nas casas. Por isso é tão importante, por exemplo, eliminar qualquer acúmulo de água em recipientes, tubos, vasos ou pneus; bem como manter os bebedouros dos animais sempre limpos; tampar e/ou vedar as caixas de água e descartar corretamente lixos e outros resíduos!
Essa campanha é um esforço do Governo Federal, através da Vigilância em Saúde dos municípios e complementa nossa Campanha NATAL SEM DENGUE da Secretária da Saúde de Cândido Godói, para reforçar a vigilância e a prevenção das arboviroses (dengue, zika e chikungunya), principalmente agora no verão e em períodos chuvosos.
PARA RELEMBRAR:
A prevenção da dengue concentra-se na eliminação dos criadouros do mosquito e na proteção contra picadas. Medidas eficazes incluem:
• Eliminar recipientes que acumulam água, como pneus, garrafas e vasos de plantas;
• Manter caixas d’água e reservatórios devidamente tampados;
• Limpar calhas e lajes para evitar acúmulo de água;
• Utilizar repelentes e roupas de mangas compridas, especialmente durante o dia, quando o mosquito é mais ativo;
• Instalar telas em janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos. (Ministério da Saúde, 2024).