O 2º Seminário de Leite Cotrirosa abordou a tecnologia, inovação e impulsionou o segmento com nomes que fazem a diferença internacionalmente. Cerca de 500 produtores inscritos vivenciaram e se inspiraram nas diversas atividades do evento, além das palestras, puderam conferir a 2ª Mostra Tecnológica que teve a presença de cerca de 20 empresas do ramo.
As discussões ao longo do dia fomentaram a evolução da pecuária leiteira dentro do cenário cooperativista, em um contexto onde a colaboração e a troca de experiências são valores fundamentais. A palestrante Jill Daves, que veio diretamente dos Estados Unidos, abordou os ‘Aditivos e os Impactos na Pecuária Leiteira do Futuro’, além de trazer dados e informações sobre o segmento atual e do futuro, ela comentou a importância do compartilhamento de ideias ‘’Espero ter trazido inspirações que de fato auxiliem os produtores a aumentarem a produtividade e terem sucesso nesta jornada. Amei ver a juventude aqui presente aprendendo com vocês’’.
O engenheiro agrônomo, Alexandre Pedroso, falou sobre o cuidado com o rebanho e destacou que melhorar as condições de bem-estar dos animais contribui para aumentar a lucratividade da propriedade. ‘’Gosto muito desse tipo de interação com os produtores e técnicos, é um momento muito rico. Uso a metodologia dos Cow Signals com exemplos práticos que podem auxiliar o dia a dia na propriedade’’, reforçou Pedroso.
Após o almoço, fornecido pela Cotrirosa, os produtores de leite ouviram atentamente a palestra do Renato Palma Nogueira, que falou sobre a importância de produzir leite com um alto teor de sólidos e que isso não significa abrir mão da alta produtividade. ‘’Fantástico ter participado deste evento. Importante passar uma mensagem ao produtor e auxiliar ele para alavancar a sua propriedade, ele trabalha muito e merece ter ainda mais sucesso’’, destacou Nogueira.
O mestre em arte e cultura, José Luiz Tejon, que também é considerado uma das maiores autoridades na área de gestão de vendas, trouxe em sua mensagem, a ‘Coragem, Superação e Cooperação: O Segredo do Presente e do Futuro’. Tejon foi uma das atrações mais esperadas do dia e apresentou a sua trajetória de sucesso através do agronegócio e do cooperativismo. ‘’Vocês têm aqui na Cooperativa o que gostaríamos de ter em todo o Brasil, inovação, tecnologia, envolvimento com a CCGL. Ações que agregam valor e protegem o produtor de leite’’, comentou Tejon.
Durante o evento, o setor de Produção Animal da Cotrirosa apresentou dois lançamentos que beneficiam os produtores de leite: A Academia da Bezerra, que auxilia as propriedades na recria dos animais. E o lançamento da marca de Sais Minerais Cotrirosa, que apresenta a melhor composição na criação de bovinos de leite e de corte.
O 2º Seminário de Leite promoveu a evolução e o crescimento da pecuária leiteira. Garantir conhecimento e voz aos clientes e associados também faz parte dos objetivos da Cooperativa. ‘’O nosso intuito é trazer desenvolvimento para o setor, e neste evento percebemos que os produtores vieram em busca de informações para evoluir ainda mais’’, destacou o gerente de Produção Animal da Cotrirosa, Maicon Weimer.
Garantir uma produção de leite mais eficiente é essencial para surprir a necessidade do mercado. ‘’Nós, como Cooperativa Cotrirosa, precisamos trazer as novidades do setor. A tecnologia é muito dinâmica e ela é fundamental para o sucesso das propriedades’’, reforçou o presidente da Cotrirosa, Clenir Antonio Dalcin.
Para os produtores, o 2º Seminário de Leite superou as expectativas ‘’Foi bem proveitoso, já fazemos o arroz com feijão bem feito, mas receber tantas dicas nos ajuda a melhorar a nossa produção’’, comentou a produtora de leite, Jociele Schaefer.
O agricultor Jair Engelmann, veio em busca das tecnologias: ‘’Sempre uma satisfação participar. Se colocarmos em prática somente um aprendizado de cada palestra, já teremos um ganho para a propriedade’’, finalizou Engelmann.