
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul tornou público o edital para preenchimento de 400 vagas de soldado bombeiro militar. As oportunidades estão distribuídas entre ampla concorrência, candidatos negros, trans e povos indígenas.
Para concorrer, é necessário ter Ensino Médio completo, idade máxima de 25 anos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B. O salário inicial é de R$ 5.944,85 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Entre as atribuições do cargo, estão as atividades de prevenção e combate a incêndios, de busca e salvamento e defesa civil. Os principais requisitos para o ingresso são:
ser brasileiro;
possuir ilibada conduta pública e privada;
estar quite com as obrigações eleitorais e militares;
não ter sofrido condenação criminal com pena privativa de liberdade ou qualquer condenação incompatível com a função Policial Militar;
não ter sido isentado do serviço militar por incapacidade física definitiva;
ter, na data da inclusão para ingresso, idade mínima de 18 anos e máxima de 25 anos de idade, até o último dia da inscrição para o concurso;
se for reservista das Forças Armadas, o candidato deverá ter sido licenciado, no mínimo, no comportamento “Bom”;
possuir altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino e 1,60m do sexo feminino;
possuir Ensino Médio (2º Grau) completo ou equivalente.
A banca responsável pelo concurso é a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec). As inscrições vão até as 17h do dia 24 de abril de 2025, e só podem ser feitas pela internet, no site da banca. O valor da taxa de inscrição é de R$ 118,79.
O concurso será composto de quatro fases: prova teórica, exame de saúde, exame de capacitação física e exame psicológico.