Fronteira Noroeste

Comunidade de Porto Mauá resgata identidade alimentar em Jantar do Peixe

Como forma de resgatar o consumo diversificado e saudável do peixe na alimentação humana, a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, e a Comunidade de Campo Alegre realizaram o Jantar do Peixe, na sexta-feira (12/07), em Porto Mauá. Para uma experiência diferenciada, os mais de 230 participantes foram recepcionados em um ambiente temático e puderam reforçar vínculos comunitários.

A piava, vinda do Rio Uruguai, e a tilápia, produzida na região, estiveram presentes no cardápio, visando o fortalecimento da pesca e da agricultura familiar local, que também forneceu temperos e hortaliças. O intercâmbio de conhecimentos com outros municípios que realizam a ação, a exemplo de Santo Cristo, e as habilidades culinárias de extensionistas e da comunidade de Porto Mauá resultaram em uma mesa diversificada, com peixe frito, recheado e assado na grelha, peixe ao molho de tomate, lasanha e acompanhamentos, como polenta, arroz, saladas e vinho.

A realização do evento também leva em conta a vocação do município de Porto Mauá, costeiro ao Rio Uruguai, fonte de alimento, renda e lazer de centenas de famílias. O peixe também faz parte da identidade alimentar local.

Os recursos arrecadados com a realização do jantar devem contribuir com o fortalecimento e organização social e comunitária.