Começa nesta segunda-feira (25), em todo o Rio Grande do Sul, a campanha de vacinação contra a gripe. Nesta primeira etapa, o imunizante será disponibilizado para os grupos prioritários, estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Ao todo, 480 mil doses foram destinadas ao Estado. O Dia D de vacinação será no dia 13 de abril e a aplicação das doses vai até o dia 31 de maio.
Com a imunização, o Ministério da Saúde pretende reduzir complicações, internações e mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população-alvo. O objetivo é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários.
Na segunda semana da campanha, a previsão é oferecer a dose, também, para trabalhadores da saúde de todos os níveis, públicos e privados, trabalhadores da educação, do ensino básico ao superior, pessoas com comorbidades e condições clínicas especiais de todas as idades a partir dos seis meses, pessoas com deficiência, adolescentes e jovens (12 a 21 anos) cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.
Na última etapa, na terceira semana da campanha, se somam aos primeiros grupos os membros das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo urbano e trabalhadores portuários.