O município de Garruchos, no noroeste do Rio Grande do Sul, está prestes a comemorar uma obra aguardada há décadas pela população. Este mês, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – autarquia vinculada à Secretaria de Logística e Transportes do Estado – começou a trabalhar na ligação asfáltica entre a cidade e a BRS-285, em Santo Antônio das Missões.
A primeira etapa consiste em ações de drenagem, com a substituição de bueiros antigos e a implantação de novos. Os trabalhos são realizados nas proximidades do entroncamento com a rodovia federal.
“Anos atrás, esta era uma obra considerada impossível devido à difícil situação que o Estado enfrentava. No entanto, com a gestão eficiente dos recursos públicos e a mobilização de nosso quadro técnico, conseguimos atualizar custos e projetos e sanar todas as pendências para que a população de Garruchos tenha o seu tão merecido acesso asfaltado pela ERS-176”, afirma o secretário Juvir Costella.
A pavimentação dos 57,3 quilômetros foi dividida em dois lotes: o 1 corresponde aos 31,5 quilômetros mais próximos ao município; o 2, já em obras, integra os outros 25,8 quilômetros a partir da BRS-285.
O acesso a Garruchos tem investimento previsto de mais de R$ 100 milhões do Tesouro do Estado.
“O início desta obra vem consagrar nossos esforços dentro do programa de acessos municipais. O Daer seguirá acompanhando os serviços na ERS-176 para que as próximas etapas avancem dentro dos parâmetros de qualidade esperados em um projeto dessa importância para o Rio Grande do Sul”, frisa o diretor-geral do departamento, Luciano Faustino.