Fronteira Noroeste

Celebração do Dia do Agricultor em Campina das Missões reforça importância dos alimentos produzidas nas propriedades locais

Memórias foram resgatadas e novas foram construídas durante o 11º Encontro Dia do Agricultor e da Agricultora em Campina das Missões. A produção e o consumo de alimentos saudáveis, uma das principais atividades e contribuições sociais do agricultor, permeou diversos pontos da programação, promovida na Linha Ressaca. Realizado na última quinta-feira (25/07), o Encontro também lembrou o Dia do Colono e do Motorista, valorizando as etnias que colonizaram a região, com ênfase aos 200 anos da imigração alemã no RS, lembrado nesta data.

A celebração do Dia do Colono também está diretamente relacionada ao Dia do Agricultor Familiar, uma vez que a maioria dos imigrantes que chegaram à região se dedicou à produção de alimentos. A interação com a natureza e o reconhecimento aos antepassados já estiveram presentes no momento de acolhida e benção ecumênica, quando foram reforçados a vivência em comunidade e os cuidados com a semente, a água e a biodiversidade.

A importância dos alimentos locais para a segurança alimentar foi o tema abordado na palestra da extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Alecrim, Leonice Maria Kreutz. Ela destacou que nossa alimentação tem memória e analisou a forma como nos alimentos têm relação com nossa identidade cultural. “O ato de alimentar-se, alimentar aos outros, é um dos atos que mais reflete a riqueza e a complexidade humana. Reflete amor, criatividade, carinho, socialização, cultura, espiritualidade e religiosidade”, destacou Leonice, ao lembrar também a importância do consumo de alimentos locais, saber como este é produzido, quem plantou, a higiene e os cuidados com o manejo e o armazenamento.

Como a alimentação está diretamente ligada à saúde, Leonice, que é nutricionista, destacou as propriedades nutricionais de diversos dos alimentos presentes em propriedades rurais da região. A programação seguiu com confraternização no almoço e momento cultural.

Pela tarde, foram discutidas oportunidades de acesso à informação, que podem contribuir com a saúde, redução de custos e aproveitamento do que há disponível na propriedade. Foram oferecidas três oficinas: preparo de bolo de feijão crioulo, conduzida pela nutricionista Leonice Kreutz; elaboração de sal temperado, demonstrado pela extensionista da Emater/RS-Ascar de Campina das Missões, Teresa Szast; e de aproveitamento de óleo de fritura para produção de sabão em barra, apresentada pelo chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Campinha das Missões, Antônio Jung.

A celebração do Dia do Agricultor também contou com um gesto concreto, lembrando da importância da preservação da agrobiodiversidade. Foram plantadas mudas de árvores no pátio da comunidade de Linha Ressaca e promovida troca de sementes crioulas e mudas de plantas condimentares entre os presentes.

As festividades culminaram num diversificado lanche comunitário, com a mesa farta de alimentos produzidos pelos agricultores locais.

A 11ª edição do Encontro do Dia do Agricultor e da Agricultora foi promovida pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Igreja Católica, Igreja Ortodoxa, Igreja Metodista e Comunidade de Linha Ressaca, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Prefeitura.