
Em sua 13ª edição, a Cavalgada Ecológica de São José do Inhacorá mobilizou a comunidade com a promoção de ações socioambientais em diferentes pontos do município. A ação, capitaneada pelo CTG Recanto da Tradição, contou com o apoio da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), e faz parte de uma intensa programação, coordenada pela Administração Municipal e comissão organizadora dos festejos, em comemoração aos 33 anos de emancipação político-administrativa de São José do Inhacorá.
Além de valorizar a identidade cultural local, a Cavalgada oportuniza momentos de reflexão e ação em defesa dos recursos naturais. O percurso da cavalgada foi projetado para percorrer por trilhas, matas e lavouras, favorecendo a contemplação da biodiversidade local e também lançando-se o olhar sobre preocupações~, como a escassez hídrica enfrentada em virtude da estiagem.
A mobilização para a Cavalgada iniciou na sexta-feira (21/03), com recepção, jantar e pernoite dos cavalarianos, junto ao CTG Recanto da Tradição. Na manhã de sábado (22/03), dezenas de cavalarianos seguiram até a Gruta Nossa Senhora de Lurdes, em Linha Ilha. Nesta primeira parada, o Frei Leandro Defendi, da Paróquia São José, coordenou um momento de espiritualidade e destacou a importância da iniciativa, valorizando a conscientização ambiental, além da integração, lazer e manutenção de vínculos culturais e comunitários.
Na sequência, a cavalgada seguiu até a localidade de Barra Seca, onde, na propriedade da família Follmann, foi realizado o plantio de árvores nativas e a liberação de alevinos no Rio Buricá, também de espécies nativas da região, lembrando o Dia Mundial da Água.
O percurso seguiu até a localidade de Restinga Seca, no município limítrofe de Alegria. Os cavalarianos foram recepcionados na sede social, oportunidade em que foi realizado o plantio de mudas de árvores nativas no pátio da comunidade. Na sequência um almoço promoveu a integração entre os participantes.
Na parte da tarde, a cavalgada seguiu até a comunidade de Santo Antônio do Inhacorá, onde, no momento da recepção, também foram plantadas mudas de árvores nativas. À noite foi oferecido jantar e pernoite a todos os participantes.
No domingo (23/03), cavalarianos, familiares e equipes de apoio foram recepcionados pela patronagem e pelo prefeito Ademir Schneider, no CTG Recanto da Tradição, ocasião em que foi destacada a importância das ações promovidas durante a Cavalgada, que beneficiam toda a comunidade.
Na sequência foi servido um almoço e realizada entrega de certificados em reconhecimento ao engajamento dos participantes com a cultura local e contribuição com o meio ambiente.