Fronteira Noroeste

Capacitação de merendeiras contribui com qualificação da alimentação escolar em 11 municípios das Missões

Profissionais de 11 municípios de abrangência da 14ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) participaram da 1ª Capacitação de Agentes Educacionais – Alimentação, realizada em Santo Ângelo, no dia 1º/08, durante o período de férias escolares. A ação, resultante da parceria entre CRE e Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), busca qualificar o trabalho realizado, contribuindo para a promoção da saúde e do bem-estar, através da alimentação, de crianças e adolescentes da região. Participaram 63 agentes educacionais de alimentação, de 37 escolas, no total.

A capacitação também contou com a presença da coordenadora regional de Educação, Rosa Maria de Souza, das técnicas em nutrição e dietética Andressa Veríssimo Rodeski e Genara dos Santos, e dos extensionistas da Emater/RS-Ascar, Vanessa Gnoatto, do Escritório Regional de Santa Rosa, e Érico Soares e Thaís Trindade de Ávila, do Escritório Municipal de Santo Ângelo.

Em sua saudação, Rosa agradeceu a presença das agentes escolares pelo empenho e dedicação, assim como às técnicas em nutrição pela organização do encontro, além de destacar a importância da participação da Emater/RS-Ascar, que possui amplo conhecimento do assunto, nesta que foi a primeira ação de uma série prevista para a qualificação da alimentação escolar.

Num primeiro momento, as profissionais participaram da palestra sobre relações interpessoais, conduzida pelo extensionista Érico Soares, que também é sociólogo. Foi abordada a importância das boas relações de convivência e de trabalho, que impactam diretamente o público fim das atividades: os estudantes matriculados na rede pública estadual.

Também foi destacado o papel fundamental que desempenham na elaboração da alimentação, atuando como agentes na condução de crianças e adolescentes a hábitos alimentares saudáveis.

Em seguida, Thaís e Vanessa conduziram dinâmicas de grupos, abordando o apoio e o trabalho mútuo, assim como a importância do comprometimento na realização das tarefas do dia a dia na oferta de alimentos de qualidade aos escolares.