Na semana em que foram celebrados os 200 anos da imigração alemã no Brasil, o Clube de Mães Virtuosas e a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), promoveram o 1º Café Colonial de Linha Patos. Mais de 250 pessoas apreciaram receitas típicas alemãs, servidas junto ao Pavilhão de Eventos da Comunidade Betel, no último sábado (27/07).
Num ambiente de integração social e comunitária, os participantes tiveram a oportunidade de apreciar pratos carregados da cultura alimentar local, a exemplo da cuca sovada, do pão de milho, do torresmo, da morcilha, tudo confeccionado de modo artesanal com aquele gostinho da colônia. O café também foi realizado num contexto de comemorações do Dia do Colono e do Dia do Agricultor, sendo que muitos dos colonizadores que fixaram residência no município eram descendentes de alemães e tinham a agricultura de subsistência como principal atividade.
Desde os preparativos até a realização do Café, foram alcançados importantes objetivos, como de reforçar vínculos comunitários, resgatar receitas tradicionais das famílias e promover oportunidades de segurança e soberania alimentar a partir de alimentos locais.