Fronteira Noroeste

Brasil poderá registrar 71 mil novos casos de câncer de próstata em 2024

Na manhã desta quarta-feira, 20, o médico urologista Flávio Christensen ressaltou em entrevista ao programa Rádio Visão da Rádio Santo Ângelo, que se estima que o Brasil contabilize 71 mil casos de câncer de próstata. Ele informa que, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, são registrados 47 óbitos por dia em decorrência da doença. 

O câncer de próstata é mais incidente entre a população masculina, onde dois  em cada oito homens irão desenvolver a doença, e se tiver algum caso de doença na família este número dobra.  

Dr. Flávio destaca que homens a partir dos 50 anos já podem realizar o exame de próstata e aqueles que já registraram casos na família podem realizar a partir dos 40 anos. 

Christensen destaca que o câncer de próstata é uma doença silenciosa, em que no primeiro estágio não se tem sintomas. Ele também alerta para a realização dos exames e consultas com os urologistas, tendo em vista que o exame de toque pode contatar de 80% a 90% dos tumores. Entretanto também existem outras formas de realizar o exame de próstata, como o exame de sangue e o exame de imagem. 

As principais formas de prevenir o câncer é o exame precoce, bons hábitos alimentares, práticas de exercícios físicos e não fazer uso de nicotina. As formas de tratamento são através da cirurgia radical, onde a próstata é retirada, também podem ser feitas radioterapias e terapias focais.