
O trabalho com grupos organizados promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), é estratégico para o fortalecimento de vínculos e organização social e comunitária de mulheres rurais em diferentes pontos do Estado. O assessoramento, através da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) tem se fortalecido em Nova Candelária, como forma de atender a demandas locais e oportunizar a inclusão social e produtiva destas mulheres.
As mulheres assistidas participam de encontros periódicos, com a participação da extensionista da Emater/RS-Ascar Luciele Bueno Boiczuk e entidades parceiras, oportunidades em que são abordados temas como segurança e soberania alimentar, acesso a políticas públicas e direitos sociais e socioassistenciais, gestão da propriedade, promoção do bem-estar e saúde, saneamento básico, artesanato, geração de renda, entre outros.
Mensalmente reúnem-se grupos das comunidades de Araçá, Bom Jardim, Linha Doze, Duas Esquinas, Linha Fátima, Santa Lúcia, Santo Antônio e São Miguel. Em 2025, o trabalho se ampliou para as localidades de Duas Esquinas e São Miguel, que retomaram as atividades. Para isso, foram realizadas visitas a todas as propriedades para apresentar o trabalho de Aters, conhecer as famílias e seus anseios e convidar as mulheres para participar dos grupos.