Fronteira Noroeste

Arqueólogo do Núcleo local publica artigo em importante revista científica

O arqueólogo Orestes Jayme Mega abordou a influência das mudanças climáticas pelo olhar da arqueologia

O artigo intitulado “A catastrófica ecologia do Antropoceno: uma abordagem arqueológica da sexta extinção em massa” está publicado na Revista Arqueologia Pública, da Unicamp (SP), sendo considerada a principal publicação brasileira do segmento.

No artigo, o arqueólogo Orestes Jayme Mega, que há cinco meses integra o Núcleo de Arqueologia do Museu Municipal Dr. José Olavo Machado, aborda a atual crise de extinções de espécies em escala planetária, denominada de “Sexta Extinção em Massa”. Segundo ele, as mudanças climáticas tem chamado a atenção de um crescente número de pesquisadores que investigam os impactos das atividades humanas sobre a biodiversidade.  “O artigo traz uma abordagem arqueológica dessa crise, enfatizando o fato de que houve um explosivo aumento da produção de formas técnicas, chamada de “tecnodiversidade”, ao mesmo tempo que ocorreu uma preocupante queda das formas de vida (biodiversidade)”.

Conclui-se o artigo com a afirmação de que o que está causando a “Sexta Extinção em Massa” é o montante de tudo o que foi produzido pela humanidade em sua luta pela sobrevivência, fator que Orestes denomina de psicotecnosfera.

O artigo pode ser acessado pelo link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/…/view/8674456/34111.

Foto: NARQ/Divulgação