Alunos da escola Girassol da Apae e da Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Batista, de Panambi, conheceram um pouco mais sobre as plantas nesta segunda-feira (16/09), durante visita ao Horto Comunitário de Plantas Bioativas de Bozano. O maior interesse recaiu sobre as plantas medicinais, todas elas de uso popular e reconhecidas pela Pesquisa.
“Temos aqui mais de 70 espécies de plantas”, explicou a extensionista rural da Emater/RS-Ascar Liane Santos. Desse total, segundo Liane, dez são as mais cultivadas pelas famílias de Bozano. “As agentes de saúde aplicaram um questionário, no qual as famílias puderam dizer quais são as plantas que elas mais utilizam e nós cultivamos essas plantas aqui no Horto”, concluiu Liane.
A visita guiada ao horto de Bozano é uma das atividades planejadas entre a Emater/RS-Ascar e a Apae de Panambi.
“Estamos trabalhando com a Emater o Projeto Cidadania e Inclusão Social e, dentro desse projeto, estamos estudando o uso das plantas medicinais”, justificou a coordenadora pedagógica da Apae de Panambi, Débora Corá. “Planejamos fazer pomadas, sal temperado com plantas da horta que temos na Apae, então a gente vê a participação e o entusiasmo dos alunos com as atividades e também eles levam isso para o dia a dia, algo que também é muito importante”, finalizou Débora.
“Esta visita estava dentro da programação dos projetos que desenvolvemos na Escola Girassol da Apae e na Escola São João Batista”, reiterou a extensionista rural da Emater/RS-Ascar Sandra Spada. “Nós viemos conhecer o horto, as plantas e os formatos de horto que são possíveis fazer, além de proporcionarmos uma integração e um dia especial para eles”, concluiu Sandra.
HISTÓRIA
Inaugurado no dia 05 de setembro de 2019, o Horto Comunitário de Plantas Bioativas de Bozano foi construído em terreno cedido pela Igreja Católica, no centro da cidade. No local, a comunidade tem acesso a mais de 70 espécies de plantas, em cultivos no formato de mandalas, Relógio do Corpo Humano e espiral.