Demanda crescente nos últimos anos, o preparo de alimentos com soja e derivados foi tema de oficina realizada no Sítio Jek, nesta quinta-feira (29/02), em Santa Rosa. Participaram da capacitação, promovida pela Emater/RS-Ascar, agroindústrias do município inclusas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), e, portanto, devidamente legalizadas. O grupo se desafiou a preparar alimentos que serão oferecidos ao público durante a Fenasoja 2024, em maio, e em diferentes períodos do ano.
A versatilidade do grão, que faz parte da história e da cultura local, foi apresentada no preparo de biscoitos, palitos salgados, petiscos e do resíduo e extrato de soja, que serve de matéria-prima para diversas receitas, sendo aproveitado durante a oficina em croquetes, rapadura, bolacha amanteigada e muffins.
A proposta, segundo a gerente regional adjunta da Emater/RS-Ascar, Ivânia Polaczinski, que ministrou a oficina com apoio da extensionista do Escritório Regional e presidente da Comissão de Agricultura, Soja e Derivados, Vanessa Gnoatto, e da extensionista da Unidade de Cooperativismo, Eliane Denise Schmidt, foi apresentar novas alternativas ao município que é Berço Nacional da Soja e ainda não possui o hábito de produzir, comercializar e consumir esse segmento de produtos em seu cotidiano.
Também esteve presente e compartilhou seu conhecimento Glotilde Bao, conhecida como Neca, que dá nome à Cozinha Experimental do Parque de Exposições de Santa Rosa, onde serão oferecidas oficinas culinárias gratuitas durante a Fenasoja 2024, bem como local em que serão comercializados os produtos elaborados pelas agroindústrias. Neca é idealizadora do Festival Regional de Pratos de Soja e uma das principais entusiastas responsáveis pela disseminação do uso diversificado e saudável da soja na alimentação humana na região de Santa Rosa.