Fronteira Noroeste

Acesso ao crédito viabiliza melhorias nos equipamentos de pescadores de Porto Vera Cruz

Pescadores artesanais podem acessar o crédito rural como meio para investir em melhorias nas suas condições de trabalho e de vida. Em Porto Vera Cruz, onde existe há mais de duas décadas uma Associação de Pescadores Profissionais, o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar tem orientado ao longo dos últimos anos sobre o acesso à documentação e a linhas de crédito para a atividade pesqueira. Na sexta-feira (07/02), por exemplo, foi realizada a entrega de equipamentos financiados à família Pich.

Através do Pronaf Investimento – Mais Alimentos, na linha voltada à aquicultura e pesca, é possível acessar financiamentos a serem pagos em até 10 anos, com até três de carência, e juros de 3% ao ano. A linha escolhida pelos pescadores Gilmar José Pich e Tereza Alves de Almeida Pich viabilizou a aquisição de um barco semi chato de seis metros, um motor de 15 hp, um reboque e cinco coletes salva-vidas. A entrega foi acompanhada pela equipe municipal da Emater/RS-Ascar, que presta assistência técnica e elabora os projetos de crédito; dos representantes do Banrisul, Marcelo Schmechel e Celomar Fernandes, sendo os encaminhamentos realizados via agência de Porto Lucena; e do proprietário da empresa Despachante Náutica e ST Representação de Embarcação, Stephan Zamboni.

Outras informações sobre o acesso ao crédito e elaboração de projetos voltados à aquicultura e à pesca podem ser obtidas nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar.

Foto: José Schafer