Fronteira Noroeste

Abertura da 32ª Feira do Peixe movimenta o Mercado Público de Santa Rosa

Foi realizada na manhã de quarta-feira (16), a abertura oficial da 32ª Feira do Peixe de Santa Rosa, no Mercado Público Eclair Moraginski. O evento, tradicionalmente promovido durante a Semana Santa, contou com grande participação da comunidade e de autoridades. Promovida pela Prefeitura de Santa Rosa, em conjunto com a Emater/RS – Ascar e com a Associação dos produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa – Aprhorosa. Esta deve ser a maior feira de todos os tempos. A expectativa é que sejam comercializadas cerca de 15 toneladas de peixes, com um faturamento estimado de aproximadamente R$ 500 mil para os produtores envolvidos.

Na cerimônia de abertura, o Padre Arcangelo Deretti realizou uma reflexão sobre a relação espiritual do peixe com a Semana Santa e abençoou o evento. Em seguida, o Pastor Ivonildo Andrade falou sobre o verdadeiro significado da Páscoa e fez uma oração por todos os presentes e pela organização da feira. Um dos destaques desta edição é a ampliação no horário de atendimento ao público, que ocorre das 9h às 20h30min, oferecendo mais comodidade para os consumidores. Durante a feira, estarão disponíveis diversas espécies de peixes, como carpa capim, carpa húngara, prateada, cabeça grande, cascudo, filé de tilápia, entre outros. Os peixes estão sendo oferecidos vivos, frescos, fritos, inteiros ou já em filés.

Este ano, o evento conta com a participação recorde de 18 piscicultores. O Presidente da 32ª edição, o Secretário de Agricultura de Santa Rosa, Gerson Karkow, destacou a importância da união entre as entidades envolvidas e o empenho dos produtores: “Esta é a maior feira em número de participantes até agora, resultado de muito trabalho coletivo para garantir um evento estruturado, seguro e próspero para todos”. A 32ª Feira do Peixe de Santa Rosa conta com o apoio do Hortigranjeiros, Alibem e Sicredi.

Além dos peixes, também estão sendo comercializados hortifrutigranjeiros, produtos de agroindústrias locais, flores, artesanatos e itens tradicionais da Páscoa, como cascas pintadas de ovos e peças decorativas artesanais.