As inscrições para a 41ª Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs), que ocorrerá simultaneamente à Expointer, iniciam-se nesta sexta-feira (12/7). A maior feira de artesanato gaúcho será realizada de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O evento promovido pelo Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) contará com 123 estandes para exposição e venda de produtos artesanais. O edital está disponível no Portal do Artesanato Gaúcho.
Artesãos com a Carteira de Artesão expedida pelo PGA dentro do prazo de validade podem se inscrever para divulgar e comercializar suas peças. As inscrições podem ser efetuadas até 25 de julho, também no Portal do Artesanato Gaúcho.
Triagem
Após o período de inscrições, começará o processo de triagem, que será realizado por uma comissão composta por três integrantes indicados pela coordenação do PGA. A comissão terá a atribuição de avaliar os produtos artesanais, bem como os dados constantes no formulário de inscrição e os documentos solicitados.
A avaliação e triagem dos produtos artesanais será feira por meio de fotos enviadas para o e-mail divulgaçã[email protected]. Podem ser encaminhadas fotos representativas das peças que desejam expor na feira, com no mínimo cinco itens para cada matéria-prima/técnica, e no mínimo um de cada produto ou modelo diferente.
Resultado
A lista prévia será divulgada em 2 de agosto, com os nomes dos artesãos pré-selecionados por ordem de classificação. A lista definitiva sairá no dia 9 de agosto. Os resultados de cada etapa de seleção serão publicados no Portal do Artesanato Gaúcho.
Edição anterior
A 40ª Expoargs contabilizou 25.921 peças comercializadas, que somaram R$ 1.592.609,13, de 26 de agosto a 3 de setembro de 2023, no Pavilhão do Artesanato do Parque de Exposições Assis Brasil. A feira contou com a participação de 196 artesãos expositores em 118 estandes.
PGA
O Programa Gaúcho do Artesanato é desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), instituição vinculada à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional.
O programa incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.