Público de quase 500 pessoas estará reunido até quinta-feira (25/04) na 17ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas, que debate, em Ijuí, o aumento de escala na produção, comercialização e uso de plantas medicinais, condimentares e aromáticas.
Na palestra de abertura, na noite de terça-feira (23/04) no Salão de Atos da Unijuí, o engenheiro agrônomo e professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Lin Chau Ming, surpreendeu a todos ao falar sobre infinitas dimensões das plantas medicinais, inclusive na pintura e na música. Ming mostrou a tela Nasturtiums in a Blue Vase 1879 (Nasturtiums no Vaso Azul) do pintor francês, Claude Monet. Nasturtiums, que significa “nariz torcido”, é uma referência a sensação que se pode ter ao comer a hortaliça não-convencional capuchinha, retratada na tela de Monet. Na música, Ming trouxe à memória uma antiga canção medieval inglesa, Scarborough fair, para mostrar esta outra dimensão das plantas, relacionada à memória afetiva: “Você vai à feira de Scarborough?/ Salsa, sálvia, alecrim e tomilho/ Relembre-me a alguém que vive lá/ Ela outrora foi o meu verdadeiro amor.”
O moderador da palestra, responsável técnico pela área de Plantas Bioativas da Emater/RS-Ascar, Gervásio Paulus, disse que aproximadamente 19 mil pessoas no Rio Grande do Sul recebem assistência técnica da Instituição sobre o cultivo e uso destas plantas, em 6.132 hortos domésticos, 2.602 hortos escolares, 140 hortos comunitários e 66 hortos comerciais.
Na quinta-feira, último dia do evento, será escrita a Carta da 17ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas. O documento deverá conter expectativas e propostas para manter as plantas bioativas na agenda de prioridades do governo, agricultores familiares, pesquisadores, extensionistas rurais e indústria.
A organização do evento está a cargo da Unijuí e Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Patrocinam a iniciativa Ceriluz, Sicredi e Prefeitura de Ijuí.