
A Emater/RS-Ascar realizou a formatura da turma do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para Juventude Rural na última quarta-feira (17/12), em Ijuí, na Estação de Cultura e Lazer Sady Strapazzon.
“Aprendi muito, vou usar esse conhecimento na propriedade da minha família”, observa Jaíse Schraiber, 14 anos, que reside na localidade de Linha 1 Norte. Filha de produtores rurais, Jaíse auxilia principalmente no trato dos terneiros e na ordenha das vacas. Ela planeja continuar no trabalho rural e apresentou seu projeto sobre melhoramento genético e controle de custos na pecuária leiteira.
Para Matheus Megier, também de 14 anos, as aulas práticas e as visitas a propriedades rurais foram a parte mais interessante do curso. Ele mora com a família em Linha 2 Leste e apresentou o projeto da criação de uma estufa de morangos, que espera poder colocar em prática. Morador da localidade de Alto do União, Eduardo Soares, 15 anos, também gostou das aulas e expôs seu trabalho sobre os benefícios da horta caseira.
A programação, que marcou o encerramento do curso, iniciou pela manhã com a participação do extensionista Edevin Bernich. Ele falou sobre bovinos de leite e de corte, além de psicultura. Na sequência, os alunos apresentaram os projetos produtivos e, à tarde, receberam os certificados.
Com aulas teóricas e práticas, o curso é desenvolvido ao longo do ano, através do Centro de Treinamento de Agricultores de Bom Progresso, proporcionando maior qualificação aos jovens rurais. Para a promoção, a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR), conta com a parceria da Prefeitura, Ceriluz, Sicredi, Cotripal e 36ª Coordenadora Regional de Educação (CRE).
Durante a entrega dos certificados, o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, Fábio Pasqualoto, salientou a importância dessa união de esforços na realização de ações que estimulam a sucessão familiar no meio rural, assim como incentivou os alunos a continuarem na busca de conhecimento.