Fronteira Noroeste

Tupanciretã realiza primeira Cavalgada Turística da Rota das Agroindústrias

Tupanciretã se prepara para um evento inédito, a Primeira Cavalgada Turística da Rota das Agroindústrias, no próximo domingo (21/09), a partir das 7h, no Complexo Tupanciretã. As inscrições podem ser realizadas até hoje (15/09), pelas redes sociais da Prefeitura ou diretamente na Secretaria de Turismo e Lazer. O objetivo da cavalgada é valorizar a cultura gaúcha e dar visibilidade às agroindústrias familiares locais, fortalecendo o Turismo Rural e promovendo integração entre produtores e comunidade.

Agroindústrias em destaque

O evento dará visibilidade às agroindústrias familiares locais. De acordo com o extensionista rural da Emater/RS-Ascar José Luis da Silva, o município conta atualmente com dez agroindústrias legalizadas e outras cinco em processo de legalização.

Segundo ele, a Emater/RS-Ascar acompanha todo o processo de estruturação, desde as orientações iniciais ao produtor até o encaminhamento da documentação, em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e órgãos municipais, como prefeitura, sindicato e Vigilância Sanitária.

“A cavalgada é uma oportunidade de dar visibilidade às agroindústrias e de mostrar o potencial desses empreendimentos. É uma ação nova, inovadora, que contribui para qualificação e valorização do setor”, disse Silva.

Cultura e integração

Além da promoção das agroindústrias, a Cavalgada pretende reforçar a ligação do município com suas tradições. Para José Luis da Silva, o momento simboliza união e valorização da identidade gaúcha. “O povo gaúcho valoriza suas origens e o que tem em seu município. Essa é uma boa oportunidade de integração e fortalecimento da cultura local”, concluiu.

Conhecida como a “Terra da Mãe de Deus”, Tupanciretã se prepara para receber cavaleiros e visitantes em um evento que pretende marcar o calendário cultural da região.

Programação

7h: Roda de chimarrão, fogo de chão, recepção e credenciamento

8h: Início da Cavalgada

9h15: Primeira parada – Agroindústria Schú, café colonial

10h15: Saída da Agroindústria Schú para Agroindústria Embutidos Fioresi

12h30: Almoço típico rural na Agroindústria Novo Caminho

14h30: Retomada da Cavalgada

16h: Última parada com Feira de Produtos Coloniais

17h30: Encerramento com apresentação musical