Fronteira Noroeste

Diocese de Santo Ângelo prepara atividades para celebrar os 400 anos da chegada dos Jesuítas ao Rio Grande do Sul

Em preparação para o marco histórico dos 400 anos da chegada dos missionários jesuítas ao atual território do Rio Grande do Sul, a Diocese de Santo Ângelo formou uma comissão especial encarregada de organizar as atividades comemorativas do Quadricentenário da Evangelização. O jubileu será celebrado oficialmente em 2026, lembrando a travessia do Rio Uruguai realizada em 3 de maio de 1626 pelo Padre Roque Gonzales e seus companheiros, dando início ao primeiro ciclo das Missões Jesuítico-Guarani.

A comissão é composta por lideranças pastorais das seis foranias da Diocese, além do Bispo Diocesano, Dom Liro Meurer, do Coordenador Diocesano de Pastoral, do Ecônomo da Diocese e representantes da Companhia de Jesus (Jesuítas). O grupo está articulando um conjunto de celebrações e ações pastorais que marcarão esse importante capítulo da história da evangelização no sul do Brasil.

Como forma de introduzir o jubileu, no dia 3 de maio de 2025 será feito o anúncio oficial do “Ano Jubilar Diocesano”, durante a 92ª Romaria Diocesana ao Santuário dos Mártires de Caaró, marcada para 16 de novembro de 2025. A proposta é que, ao longo do ano jubilar, um quadro-relicário contendo relíquias dos Santos Mártires das Missões percorra as 827 comunidades das 40 paróquias da Diocese, fortalecendo o vínculo com a memória missioneira e com a espiritualidade dos primeiros evangelizadores da região.

O lançamento do Ano Jubilar será celebrado por meio de quatro solenidades, nos municípios que abrigaram as Reduções fundadas durante o primeiro ciclo missioneiro: São Nicolau; Assunção do Ijuí (atualmente, Roque Gonzales); Todos os Santos de Caaró (Caibaté); e Nossa Senhora da Candelária do Caçapa Mini (Rolador).

As ações propostas visam não apenas recordar o passado, mas também inspirar a continuidade da missão evangelizadora nos tempos atuais, renovando o compromisso com o anúncio do Evangelho e a promoção da vida nas comunidades.

Mais informações sobre a programação oficial do Ano Jubilar serão divulgadas ao longo dos próximos meses.