Fronteira Noroeste

1º Encontro Intermunicipal reúne mulheres rurais de Porto Mauá e Tuparendi

Reunidas junto à natureza, em espaço gentilmente cedido na propriedade de Telmo e Dilza Dallalba, na comunidade de Itajubá, em Porto Mauá, moradoras do município anfitrião e de Tuparendi participaram do 1º Encontro Intermunicipal de Mulheres Rurais, na quarta-feira (12/03). Em torno de cem mulheres participaram da programação, promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em parceria com as administrações municipais, Sicredi, Doceoli e Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).

Entre os objetivos do Encontro estiveram o fortalecimento de vínculos comunitários, a promoção da sororidade e de laços solidários e a valorização da importância da mulher em suas famílias e comunidades, com ênfase em sua contribuição para a segurança e soberania alimentar, desde a produção até o preparo dos alimentos, atentando-se para a variedade e qualidade dos mesmos. Também se deu destaque à sua contribuição com a geração de renda para a manutenção familiar e com a gestão sustentável das propriedades rurais.

As participantes foram acolhidas com a saudação das primeiras-damas Clair Dinon, de Porto Mauá, e Gisele Mattiazzi, de Tuparendi, do presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rurais, que contempla os dois municípios, Ilizeu Reips, da coordenadora de Mulheres Rurais, Sueli Seiboth e pelas extensionistas da Emater/RS-Ascar Leni dos Santos Froelich, de Porto Mauá, e Cleidi Diel, de Tuparendi.

A homenagem às mulheres se deu com apresentação do vídeo produzido com portomauenses, com exemplos de liderança, de empreendedorismo de solidariedade e resiliência de mulheres, em seu trabalho diário, na inclusão social e produtiva e nas decisões da família.

O dia também foi de oportunidades de aprendizado. As extensionistas do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Tuparendi, Cleidi Diel e Débora Schallemberger de Souza, conduziram a explanação sobre cultivo e manejo da horta, com a adoção de práticas como a Homeopatia.

A trajetória dos 40 anos do Movimento de Mulheres foi celebrada com depoimentos de integrantes, que contribuíram para que muitas conquistas fossem alcançadas a nível regional, estadual e nacional. O grupo também confraternizou com almoço e música ao vivo. Na sequência, representantes do Sicredi de Porto Mauá e Tuparendi abordaram a importância das mulheres no cooperativismo e no meio que se inserem.

Como oportunidade de promoção do bem-estar e fortalecimento de vínculos, o grupo participou, ao final, de uma reflexão conduzida com um escalda-pés com plantas medicinais encontradas na região.