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Prefeitura de Santa Rosa apresenta primeira etapa de Implantação do Plano de Mobilidade Urbana

Nesta segunda-feira (03), foi apresentada a primeira etapa de implantação do Plano de Mobilidade Urbana (PMOB), trazendo significativas alterações no trânsito do centro da cidade e da Avenida Expedicionário Weber. O projeto encontra-se atualmente em fase de licitação, com um investimento previsto de aproximadamente R$ 12 milhões para todas as obras de alteração viária. As mudanças devem começar em cerca de 90 dias.

Entre as principais alterações, a Avenida Rio Branco passará a operar em mão única, com fluxo descendente da Feira até a rótula da Colombo. Na Avenida Expedicionário Weber, dois trechos também passarão a ter sentido único: entre a rótula do Taffarel e a rótula do Nacional, e entre o quartel e a Havan. A via manterá suas quatro pistas no sentido do centro para o bairro, enquanto a rota de retorno para o centro será feita pela Rua Cruzeiro do Sul (em frente à Havan), seguindo até o quartel.

O prefeito Anderson Mantei destacou que essas modificações visam melhorar a mobilidade e acompanhar o desenvolvimento contínuo da cidade. “Todas as mudanças são baseadas em um estudo de dois anos realizado por engenheiros especializados em trânsito. Vamos melhorar nossa mobilidade e garantir uma infraestrutura adequada para sustentar o crescimento que estamos vivenciando”, afirmou Mantei.

Outra importante novidade será a ampliação da Travessa Expedicionário Izidro Leal, que ganhará seis metros adicionais, passando a contar com três vias em frente à pista do quartel. Na sequência, após o quartel, os motoristas terão opções de trajeto: virar à direita para seguir em direção à frente do quartel, continuar pela Expedicionário Weber ou utilizar uma nova rua que será construída por trás do Posto Schneider, cruzando pelos fundos da Janeco e Sul Cores, chegando próximo à Feira.

Para maior transparência e esclarecimento, a Prefeitura disponibilizou dois vídeos explicativos sobre as alterações. O Plano de Mobilidade Urbana foi elaborado em 2023 pela FUNDATEC, estabelecendo diretrizes gerais de mobilidade e identificando pontos críticos que necessitam de intervenção. Com sua oficialização por decreto, a Prefeitura seguirá as diretrizes estabelecidas por uma empresa especializada em Engenharia de Trânsito.