Fronteira Noroeste

Prefeitura e Tecnopuc finalizam a fase 2 da criação do Semear AGROHUB Santa Rosa

A Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turismo e Tecnologia e em parceria com o TecnoPuc, promoveu nesta terça e quarta-feira (14 e 15/01), um seminário intensivo de finalização da fase 2 do AGROHUB Santa Rosa. O evento foi realizado na sala de reuniões do gabinete e contou com a presença de empresas parceiras e de representantes de instituições educacionais. Na oportunidade, também foi definido o cronograma de sequência do projeto e das ações que serão realizadas ao longo do ano.

Durante o encontro, o diretor do TecnoPuc, Dr. Luís Humberto Villwock, destacou que o estudo realizado pelo TecnoPUC mostrou a avaliação da região e dos principais setores, recursos disponíveis, perfis das empresas e potenciais de desenvolvimento e inovações, “Fizemos um levantamento de informações sobre a região Noroeste e todos os dados apontam para um cenário muito promissor, diria que um dos mais promissores do Rio Grande do Sul. Temos convicção que Santa Rosa vai ser destaque no Estado, tendo a oportunidade de reter talentos e promover ainda mais, o desenvolvimento econômico do município”.

O contrato de parceria entre a Prefeitura e a PUC/RS, instituição responsável pela instalação do Semear AGROHUB Santa Rosa, uma extensão do Parque Científico e Tecnológico, foi assinado em dezembro de 2023. Pela primeira vez, o parque vai ter uma extensão da capital no interior do Rio Grande do Sul. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia, Odaylson Eder, ressaltou que o hub vai possibilitar que Santa Rosa avance ainda mais no desenvolvimento de novas tecnologias, “Este é um grande movimento que vai beneficiar as empresas que participarem do novo parque tecnológico em Santa Rosa. Temos certeza, que será um dos maiores centros de pesquisas da região, onde serão desenvolvidas novas tecnologias voltadas para o setor Agro”.

Para o projeto, o Deputado Federal Osmar Terra, garantiu R$ 1,5 milhão por ano através de emenda. O Prefeito Anderson Mantei também afirmou apoio com recursos para viabilidade do polo em Santa Rosa. O Governo Municipal investiu na primeira etapa do projeto, R$ 570 mil de recursos próprios.