Fronteira Noroeste

Primeira Edição dos Jogos das Escolas do Campo mobiliza comunidades rurais de Santa Rosa

Jovens e crianças do meio rural tiveram a oportunidade de participar, nesta quarta-feira (11/12), da 1ª edição dos Jogos das Escolas do Campo. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural. Também contou com o apoio do Sicredi União RS ES e Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar).

A proposta central é integrar as escolas do campo, bem como as comunidades rurais e escolares, valorizando o espírito de cooperação e organização e oportunizando atividades de lazer e recreação no meio rural.

Em torno de 500 atletas foram recepcionados na Escola Municipal de Ensino Fundamental 15 de Novembro, na localidade que leva o mesmo nome. Além dos estudantes da escola anfitriã, participaram alunos vindos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Princesa Isabel, da Candeia Baixa; Érico Veríssimo, de Bela União; e São José, do Rincão dos Rocha. Representantes da Cooperinfo Rural, cooperativa de alunos-repórteres sediada na Escola Estadual de Educação Básica José Alfredo Nedel, da Vila Sete de Setembro, participaram da cobertura dos Jogos.

Estiveram presentes ainda diversas lideranças, entre elas o vice-prefeito, Aldemir Ullrich, o gerente regional e a gerente adjunta da Emater/RS-Ascar, Valmir Thume e Ivânia Polaczinski, secretária municipal de Educação e Cultura, Josiane Heck, secretário municipal de Esportes, Fernando Braz, equipe da Secretaria Municipal de Educação e diretores de escola.

Entre as modalidades disputadas estiveram voleibol e futsal nas categorias feminino e masculino, salto em distância, revezamento, corridas, xadrez, além de atividades ligadas ao campo, como corrida do saco, “tiro na lata” (com bolinhas de meia), milho no buraco, chute ao pneu, cabo de guerra, corrida do ovo na colher, corrida do pneu, entre outras.

Os atletas foram incentivados pelas torcidas organizadas e pelos professores, entre eles profissionais de Educação Física, que acompanharam as comitivas.