Fronteira Noroeste

Potencial de uso de bioinsumos é abordado durante a feira

Agricultores e técnicos participaram nesta quarta-feira (04/12) de evento temático de bioinsumos, solução tecnológica que contribui para a produtividade e também para a sustentabilidade da produção agropecuária. A ação faz parte da programação da Fenasoja 2024, que segue até o próximo domingo (08/12), em Santa Rosa.

Entre as lideranças presentes estiveram o diretor técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera, que destacou que a importância do tema está representada no crescente interesse de produtores gaúchos por assistência envolvendo os bioinsumos, uma vez que nos últimos três anos “praticamente dobrou o número de agricultores assistidos pela Instituição nesta atividade”. O gerente regional, Valmir Thume, lembrou que os extensionistas da Emater/RS-Ascar estão à disposição para orientações técnicas e elaboração de projetos de crédito.

O técnico em agropecuária, proprietário da Bio Certo, Rodrigo Scolaro, conduziu a palestra técnica “Bioinsumos: potencial de uso na agricultura”. Entre os benefícios do uso da tecnologia, foram destacados a contribuição com a sustentabilidade, resistência a pragas e doenças, melhoria na fertilidade do solo e maior segurança alimentar ao reduzir os riscos para a saúde humana.

Produzidos a partir de fontes renováveis e biodegradáveis, Scolaro destacou que os bioinsumos reduzem o impacto ambiental em comparação aos insumos químicos, diminuem o impacto negativo do uso de agroquímicos no meio ambiente e aumentam a produtividade e a qualidade das plantas. “Ao fortalecer as plantas, também contribuem com a resistência a praga e doenças”, ressalta.