O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), publicou nesta sexta-feira (29/11), no Diário Oficial, a resolução que oficializa o subsídio integral da parcela correspondente à tecnologia transgênica no âmbito do Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo – Safra 2024/2025. A medida garante que agricultores familiares não precisarão pagar pela tecnologia transgênica nas sementes dos Grupos 3, 4 e 5.
Com a concessão de 100% de subsídio, o valor da transgenia será totalmente anistiado, aliviando os custos para 15.522 pequenos agricultores que aderiram à Etapa 1 da safra 2024/2025. Os agricultores beneficiados são representados por 429 entidades (prefeituras e demais entidades representativas), em 362 municípios, correspondendo a um total de 48.616 sacas sementes. O montante destinado ao subsídio integral é de R$ 16 milhões.
A resolução foi assinada pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, também presidente do Conselho de Administração do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). Segundo Covatti, a iniciativa reforça o compromisso do governo em apoiar a agricultura familiar e aumentar a produtividade nas lavouras de milho e sorgo. “O subsídio integral oferece um respiro financeiro para os agricultores, garantindo que possam recuperar suas atividades sem o peso imediato das dívidas. Isso também reforça o compromisso do governo estadual em apoiar os pequenos produtores rurais em momentos de crise”, destacou o secretário.
A ação integra o Programa Agrofamília, uma série de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do setor rural, e visa incentivar o cultivo de milho e sorgo, garantindo acesso a sementes de alta qualidade, sejam híbridos convencionais ou transgênicos, destinadas à produção de grãos e silagem.
Sobre o Troca-Troca de Sementes
O Programa Troca-Troca de Sementes, da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), promove o fomento ao cultivo de milho e sorgo no Estado. Tem como objetivo disponibilizar sementes de milho (híbridos convencionais e transgênicos) e sorgo destinadas à produção de grãos ou silagem para agricultores familiares.