Fronteira Noroeste

Defesa Civil emite alerta para tempestades no RS

A Defesa Civil emite alertas para tempestades e risco hidrológico entre esta terça-feira (19) e quinta-feira (21) no RS. A previsão indica volume de chuva de até 190 milímetros no Litoral Norte, e de até 100mm na Região Metropolitana, Serra, Vales, Central, Missões, Fronteira Oeste e parte da Campanha.

Na terça-feira (19), uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão no Paraguai e ao transporte de umidade do Oceano, deve ocasionar chuva forte e temporais isolados. As regiões mais atingidas incluem a Fronteira Oeste, a Região Central, a Campanha e a metade Norte do Estado.

Os volumes diários variam entre 70 mm e 90 mm na Fronteira Oeste e Missões, enquanto o Litoral Norte registra cerca de 60 mm. Em áreas de instabilidade, os ventos podem alcançar entre 40 km/h e 60 km/h.

Quarta-feira

Na quarta-feira (20), a situação deve se agravar, com chuva intensa espalhada por grande parte do território gaúcho.

Na Região Metropolitana, Serra e parte do Centro, os volumes devem oscilar entre 60mm/dia e 85 mm/dia, enquanto o Litoral Norte pode registrar até 110 mm. As rajadas de vento aumentam, chegando a 75 km/h.

Quinta-feira

A tendência é de chuva mais amena na quinta-feira (21). O Litoral Norte e o Extremo Norte devem registrar volume entre 10 milímetros e 30 milímetros durante o dia, considerado moderado.

No restante do Estado, a chuva será ainda mais fraca, com acumulados inferiores a 10 mm. Porém, as rajadas de vento devem continuar relativamente fortes, atingindo de 50 km/h a 65 km/h em todo o Rio Grande do Sul. 

Risco de inundações

A Defesa Civil também emitiu alerta para o risco hidrológico em bacias de todo o Estado. Com volumes que podem superar 150 mm em algumas localidades, córregos, arroios e rios menores podem apresentar elevações rápidas, especialmente no Litoral Norte, onde há risco de inundações gradativas em bacias como Tramandaí e Mampituba.

Enxurradas também são uma preocupação em trechos com chuva intensa. A orientação do órgão é para que a população monitore os níveis de água e siga as recomendações das autoridades locais. Em casos de emergência, os telefones 190 e 193, do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar, estão disponíveis.