A obra de revitalização da antiga Estação Férrea de Santa Rosa avança e já está com 15% das intervenções concluídas. Importante destacar que o estilo e o design original do prédio serão preservados. Antes do início dos trabalhos, o telhado de madeira, que estava comprometido, foi removido e será reconstruído com as mesmas características originais.
A revitalização da estação, além de preservar o patrimônio histórico, visa modernizar o espaço que abrigava a estação, o museu municipal e seu entorno, transformando-o em um ambiente convidativo para a comunidade. O investimento de mais de R$ 1,2 milhão, de recursos próprios, permitirá a criação de áreas como uma passarela, um deck de madeira resistente às condições climáticas e um espaço kids com piso emborrachado e equipamentos infantis. O prefeito Anderson Mantei destaca que o projeto será mais um ponto turístico de Santa Rosa, “A revitalização da antiga Estação Férrea representa nosso compromisso em preservar a história da cidade, enquanto modernizamos os espaços para a convivência da comunidade. Estamos garantindo um ambiente confortável e funcional para as famílias, que vão poder desfrutar de um local que agrega lazer, cultura e gastronomia”.
Com execução prevista até agosto de 2025, a obra seguirá para a fase de levantamento de alvenarias e da nova cobertura após a conclusão das demolições. Posteriormente, será realizada uma nova licitação para a concessão do espaço.