Em comemoração ao Dia do Surdo, celebrado no dia 26 de setembro, a Unijuí realizou uma atividade especial junto à turma do curso de capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), ofertado para professores e técnicos-administrativos e de apoio da Universidade. A aula contou com atividade prática de conversação com integrantes da Associação dos Surdos de Ijuí (Assi) para que os integrantes da turma pudessem exercitar a Língua de Sinais.
A atividade foi promovida pelo Setor de Recursos Humanos e pelo Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (Saai), conforme explica a coordenadora do Saai, professora Marta Borgmann. “Buscamos promover junto ao curso de Libras algo diferente. Então, trouxemos integrantes da comunidade surda para que pudessem fazer uma conversação contando suas experiências e aspectos ligados à própria cultura da comunidade surda”, explicou.
A coordenadora destaca que a data tem como objetivo despertar a conscientização, promovendo momentos de reflexão. “O nosso principal intuito era evidenciar a importância da Libras para a comunicação com pessoas que não ouvem. Além disso, é uma grande oportunidade para refletir sobre os desafios enfrentados pelos surdos para pensarmos e promover o processo de inclusão e a valorização da cultura surda”.
A auxiliar de secretaria da Unijuí, Maria Carolina Dalberto, integra a turma do curso de Libras. Para ela, a experiência foi muito significativa. “Tivemos a oportunidade de nos conectar com a comunidade surda e praticar a conversação em Libras, o que me fez refletir sobre a importância da inclusão e da acessibilidade. Participar dessa troca foi um grande aprendizado, não apenas para aprimorar minhas habilidades na língua, mas também para entender melhor as experiências e desafios enfrentados pelos surdos no dia a dia. Esse contato direto reforça a relevância de construir uma sociedade mais inclusiva”, pontuou.