Com vistas a assegurar a qualidade do grão recebido e fornecido pela cooperativa, a Coopermil e a Gerência de Classificação e Certificação (GCC) da Emater/RS-Ascar agora vão atuar conjuntamente. A parceria foi firmada em mais uma capacitação, realizada nesta terça-feira (24/09), em Tucunduva.
Na capacitação, conduzida pelos classificadores da GCC Volnei Koche e Cristiano Stiebe, foram orientadas as normas para a classificação dos principais grãos da região, que é uma das principais produtoras do Estado: soja, milho e trigo. Também se destacou a importância da classificação adequada do grão, de acordo com as diretrizes legais, diante do impacto sobre a segurança e soberania alimentar de milhares de pessoas. Além disso, a classificação dentro das normas contribui para manter a cooperativa como referência na qualidade dos produtos oferecidos, facilita o acesso a mercados e na remuneração justa do associado.
O coordenador de recebimento e armazenagem de grãos da Coopermil, Jean Drei Formentin, destaca que a parceria entre cooperativa e Emater/RS-Ascar na realização dos treinamentos, existente há oito anos, impacta na qualificação do corpo técnico e na padronização das operações, o que pode ser percebido no melhor fluxo e logística no recebimento da safra e também com os resultados de qualidade dos grãos que a cooperativa recebe e fornece.
Participaram da capacitação técnicos da Coopermil que atuam nas unidades de recebimento de grãos da Coopermil junto aos municípios de Doutor Maurício Cardoso, Novo Machado, Tucunduva, Tuparendi, Três de Maio, Santo Cristo, Santa Rosa, Giruá, Campina das Missões, Cândido Godói, Ubiretama, São Pedro do Butiá, Guarani das Missões, Sete de Setembro, Santo Ângelo e Cerro Largo.