A realização de dias de campo movimentou a localidade de Butiá Norte, no interior de Campina das Missões, onde está situada a Casa Familiar Rural Filhos da Terra, que atende a mais de 200 estudantes. Jovens de diferentes municípios de abrangência da 17ª Coordenadoria Regional de Educação e comunidade em geral participaram da ação realizada na quarta e na quinta-feira (18 e 19/09).
No dia de campo, promovido pela Casa Familiar Rural, com o apoio da equipe de Ciências Agrárias da Escola, 17ª Cre, Setrem e Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), foram apresentadas estações sobre agrofloresta, horta, biodigestor, produtos biológicos, uso de pastagens na bovinocultura de leite, horto florestal, proteção de nascentes de água, meliponicultora, irrigação e uso de drones na agricultura.
No primeiro dia, foram recepcionados jovens estudantes das escolas Paulo Freire, de Santo Cristo; Padre Francisco Rieger, Cristo Rei e São José, de São Paulo das Missões; Martin Luther, de Roque Gonzales; Imigrantes e Santa Tereza de Campina das Missões; Padre Afonso Rodrigues, de Salvador das Missões; Amélio Fagundes, Dante Marasca e Getúlio Vargas, de Independência; Frederico Lenz de Três de Maio; Escola do Campo 15 de Novembro de Santa Rosa; representantes da 17ª Cre e dos conselhos fiscal e administrativo da Cooperluz.
Já na quinta-feira (19/09), participaram famílias dos estudantes e a comunidade em geral, interessados em conhecer mais sobre as estações que evidenciam um contexto de promoção da segurança e soberania alimentar, geração de renda e qualidade de vida.
A diretora, Mariele Röpke, explica que a Casa Familiar Rural de Campina das Missões adota a pedagogia da alternância, integrando escola, família e comunidade e oportunizando a filhos de agricultores familiares da região alternar as atividades teóricas no educandário com as atividades práticas nas propriedades, de forma ordenada e planejada.