Extensionistas da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Santa Rosa estiveram reunidos, nesta quinta-feira (12/09), para compartilhar conhecimentos e experiências do trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) com plantas bioativas, realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). A intenção é levar essas informações até milhares de famílias da região a partir da atuação dos extensionistas da Instituição junto ao público assistido.
A ação, coordenada pelas assistentes técnicas regionais da Emater/RS-Ascar Lisete Primaz e Vanessa Gnoatto, foi dividida em duas microrregiões: um grupo se reuniu no Rancho Quatro Estações, em Cândido Godói, e o outro na sede do Conselho de Clubes de Mães, em Santa Rosa. Também contribuíram com a capacitação, o assistente técnico regional Jorge João Lunardi, o supervisor microrregional Joney Braun e os extensionistas dos Escritórios Municipais, que promoveram a troca de experiências.
Artesanato, educação e promoção da saúde, geração de renda, preservação da agrobiodiversidade e identificação e uso de plantas para o bem-estar humano e animal estiveram entre os assuntos da pauta. Foram compartilhadas informações e aspectos relacionados à regulação brasileira, através da Anvisa, em plantas medicinais e fitoterápicos, Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, indicações e contraindicações, assim como o resgate do conhecimento popular.
Entre as diferentes formas de uso caseiro de plantas comuns na região, foram abordadas a produção de sabonetes artesanais, sabão, velas, materiais de limpeza, xaropes, chás, pomadas, essência, repelentes naturais, aromatizadores de ambientes, limpadores e enriquecimento na produção de alimentos.