Autoridades locais, Exército Brasileiro, Brigada Militar, Grupo Escoteiro Caeté, entidades, escolas e comunidade em geral participaram na manhã desta segunda-feira, dia 2, da solenidade de abertura oficial da programação da Semana da Pátria 2024 em São Luiz Gonzaga. O ato cívico ocorreu junto ao palanque oficial na Praça da Matriz e teve o hasteamento das bandeiras do Brasil, Rio Grande do Sul e do Município e o acendimento da Pira da Pátria.
A centelha do Fogo Simbólico chegou em São Luiz Gonzaga no último dia 19 de agosto e desde então tem como guardião do 4º Regimento de Cavalaria Blindado (RCB). A cerimônia teve apresentação das bandas do Exército, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Coração de Jesus e de coreografias de dança de alunos da rede municipal de ensino. Ao longo da semana ocorrem momentos cívicos na quarta-feira, dia 4, à tarde, na Escola Básica da URI; na quinta-feira, dia 5, pela manhã, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ernestina Amaral Langsch; e na sexta-feira, dia 6, pela manhã na EMEF José Bonifácio e, pela tarde, na sede da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (Semede).
Na sexta-feira, dia 6, ocorre o Arriamento do Pavilhões Nacional às 16h30min, no Palanque Oficial da Praça da Matriz. Já o Desfile de Cívico-Militar será no próximo sábado, dia 7 de setembro, a partir das 8h30, entre as ruas Venâncio Aires e Edemar Fabricio, com dispersão ocorrendo junto ao Posto Schmitz. Em caso de chuva, o desfile será substituído por atividades no Ginásio Municipal JB Loureiro.
Neste ano o homenageado nacional é o Centenário da União dos Escoteiros do Brasil. Em nível estadual a homenagem é aos 40 Anos do Batalhão de Suez e sua Participação na Primeira e Mais Longa Missão de Paz da ONU. No município, o tema homenageado é o centenário das instalações do 4º RCB em São Luiz Gonzaga e uma homenagem ao são-luizense coronel Diego Morais Duarte, comandante do 4º RCB.