Uma comitiva formada por representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Fundação Cesgranrio esteve reunida na manhã desta segunda-feira, 24, na Prefeitura de Santo Ângelo para tratar das provas do Concurso Público Nacional Unificado que está marcado para o dia 18 de agosto.
O chamado “Enem dos concursos” estava previsto para o início de maio, mas foi adiado por causa da tragédia do Rio Grande do Sul. Neste processo seletivo, o governo vai selecionar mais de seis mil servidores para diversos órgãos da máquina pública federal.
A intenção da comitiva é promover um diálogo institucional com os dez municípios gaúchos que sediarão as provas. O número de inscritos torais é de 2,1 milhões, sendo que 4.882 prestarão as provas em Santo Ângelo, sendo 3.150 oriundos da região Noroeste.
A comitiva foi recepcionada pelo secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Jânio Bones e o chefe de Gabinete, Airton Peruzzi. Estiveram visitando Santo Ângelo, o representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Alexandre Retamal; superintendente do RS da Abin, Roberto Buchmann e Gustavo Weber e da Fundação Cesgranrio, Milton Antônio de Souza e Elizabete Luíza Chiogna.
Os representantes do Governo Municipal reforçaram o apoio para a realização do concurso, que trará um grande número de pessoas a Santo Ângelo, movimentando os setores de hotelaria e gastronomia. Retamal salientou que a estrutura apresentada e organização da cidade impressionou os visitantes
Para a realização das provas, cerca de 500 aplicadores serão contratados em Santo Ângelo. O exame será realizado pela manhã e tarde nos seguintes locais: URI (2.589 candidatos); Escola Estadual Augusto Nascimento e Silva (202 candidatos); Colégio Teresa Verzeri (218 candidatos); Colégio Estadual Onofre Pires (489 candidatos); Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi (574 candidatos) e Colégio Estadual Missões (540 candidatos).
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes