Com o intuito de contribuir com a organização social e com a promoção do lazer da comunidade local, o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar elaborou projeto para a irrigação do gramado do Estádio Municipal de Santo Antônio das Missões. Desde 2023 a praça esportiva passa por uma revitalização e no início de junho deste ano foi finalizada a implantação do gramado, onde serão realizadas as atividades desportivas.
Após duas tentativas de implantação da grama sem sucesso devido à estiagem que impactou a região nos anos anteriores, buscou-se segurança hídrica através da irrigação para o desenvolvimento das gramíneas, a exemplo do que ocorre em propriedades rurais que adotam a tecnologia.
O projeto foi elaborado em agosto de 2022 e entregue à Secretaria Municipal de Educação, via Departamento da Cultura, Desporto e Turismo, que buscou recursos para a implantação junto à administração municipal. “A partir dos insucessos nas tentativas de gramar o estádio, sugerimos um projeto de irrigação adaptado ao local, com os pontos de conexão dos aspersores ficando abaixo do nível do solo, sem prejudicar a prática de esportes”, explica o extensionista da Emater/RS-Ascar Flávio Augusto Bonato.
O espaço estava em desuso há alguns anos devido à baixa qualidade do gramado. A iniciativa em breve trará benefícios à população, que ocupa o espaço para praticar esportes e outras atividades físicas que promovem a saúde e o bem-estar. No momento, está sendo realizado o nivelamento das leivas de grama, fertilização de cobertura e irrigação, para que no início da primavera o espaço possa ser entregue aos esportistas.
Com recursos destinados pela Prefeitura Municipal, foram implantados 18 pontos de aspersores, com distanciamento de 18X18m, e seis deles funcionam simultaneamente, com vazão de 2 mil litros de água/hora por aspersor. O projeto do estádio é considerado inovador na região e possui custo relativamente baixo.
O Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar já elaborou também mais de 10 projetos de irrigação em propriedades rurais do município, voltados a forrageiras em áreas de pecuária. Os interessados em saber mais sobre a implantação de sistemas na propriedade podem procurar a equipe municipal. Entre as políticas públicas disponibilizadas está o Supera Estiagem – Etapa Dois, da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).