O prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, e o vice-prefeito Piti Werle, definiram na manhã desta sexta-feira, dia 7, encaminhar novo ofício à presidência da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) renovando a solicitação de locação do prédio da instituição existente no município. Com objetivo de possibilitar neste espaço a instalação do campus do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) a partir de 2025, o ofício coloca também, no caso de impossibilidade do aluguel, proposta de compra do imóvel hoje fechado e desocupado.
“Como estamos sem retorno oficial do CNEC sobre o aluguel do prédio, encaminhamos novo ofício solicitando a resposta da instituição. No documento reiteramos nossa intenção de alugar o prédio e, não sendo isso possível, a Administração Municipal propõe apresentar oferta de compra do imóvel, com valores a serem definidos mediante avaliações do mercado imobiliário local”, afirma Sidney Brondani. No documento, o prefeito destaca que “as instalações da unidade local da CNEC não estão sendo utilizadas no momento e que o terreno o qual ocupa foi objeto de doação do Município de São Luiz Gonzaga. Além disso, o prédio quando de sua construção teve enorme participação popular, através de doações advindas da comunidade, sendo o mesmo o mais adequado para a instalação do Campus do Instituto Federal Farroupilha.”
A municipalidade segue o ofício afirmando que, “caso obtenha-se êxito no pleito, a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) terá um acréscimo ainda maior em seu patrimônio imaterial, qual seja, a valorização da marca, através do reconhecimento e do carinho da população pela instituição, a qual tem sua história integrada com a do Município, colaborando diretamente em seu progresso, uma vez que em seus bancos acadêmicos passaram diversas lideranças, que com o aprendizado obtido junto a CNEC conseguiram serem referências de liderança, empreendedorismo e dinamismo, e acima de tudo de