Fronteira Noroeste

Ijuí anuncia volta da Fecolônia em prol das agroindústrias gaúchas

Em reunião realizada nesta terça-feira (28/05), na sede do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, entre a gerência regional da Instituição, agricultores familiares e representantes da Prefeitura, foi decidido resgatar a Feira Estadual de Agroindústria Colonial (Fecolônia). O objetivo é criar espaços de comercialização para os produtos coloniais, tendo em vista que o calendário de feiras no estado foi suspenso em função das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul há mais de um mês.

“Em virtude do que está acontecendo no nosso estado, com as chuvas, nossos agricultores estão tendo muita dificuldade de comercialização, então conversamos e decidimos retomar a Fecolônia”, disse o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Erni Breitenbach. “Iremos entrar em contato com outros municípios, para oferecer a eles a Fecolônia”, completou.

A Fecolônia itinerante irá começar pelo município de Ijuí, no mês de junho. “A ideia é, uma vez por mês, ter uma Fecolônia itinerante, começando aqui por Ijuí e podendo ir para outras cidades”, disse o secretário de Desenvolvimento Rural de Ijuí, Emerson Pereira.

Proprietário da agroindústria Rapaduras Scheer, de Augusto Pestana, Clóvis Scheer saiu motivado da reunião. “Acredito que seja uma excelente ideia, porque estamos vivendo uma condição fora do costume, por isso estamos buscando futuras comercializações para gerar renda através dos nossos produtos e dar sustentabilidade à nossa propriedade”, disse Scheer.

DONATIVOS

Segundo o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar da região de Ijuí, Bergson dos Santos, além de viabilizar as agroindústrias, a Fecolônia tem outro viés. “A feira terá um espaço para receber donativos, que serão encaminhados às vítimas das enchentes”, disse dos Santos.

FECOLÔNIA

A primeira edição da Fecolônia foi realizada de 10 a 12 de junho de 2005, no Parque de Exposições Wanderley Burmann, em Ijuí. Naquela primeira edição, a Fecolônia contava com aproximadamente 150 expositores.

A ideia de criar a Fecolônia partiu da Emater/RS-Ascar, que em 2005 buscava um evento que pudesse celebrar os 50 anos de criação da Ascar (Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural). Juntas, a Emater/RS-Ascar são atualmente a instituição oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) no estado.